Nuestra lucha no se trata de una mera elección estrecha entre opciones electorales dentro del actual régimen, sino de apostar por formas de organización económica y espiritual, cualitativamente superiores a la civilización burguesa, donde se garantiza la emancipación del proletariado y la democracia real. Es la lucha popular por la conquista de la civilización socialista, partiendo del estudio científico de las bases materiales que lo posibilitan y con el objetivo último del comunismo.

[Automatic translation: EN]
[Traduction automatique: FR]

24 de marzo de 2011

Americanos repudiam agressão à Líbia com atos em 40 cidades

“Parem de bombardear a Líbia”, afirmavam cartazes conduzidos por manifestantes que saíram aos milhares por todo o território dos EUA em repudio à agressão ao país norte-africano
“Parem de bombardear a Líbia!”, foi a palavra de ordem ouvida em manifestações em 40 cidades dos EUA no dia 19. Em Los Angeles o protesto reuniu em torno de 10 mil pessoas que exigiam também “Dinheiro para empregos e educação, não para guerras e ocupação!”. Nesta cidade, a participação de estudantes de escolas públicas foi das mais expressivas.

Em San Francisco, milhares enfrentaram um dia chuvoso e frio para participar do protesto convocado pela coalizão ANSWER, que reúne milhares de organizações dos EUA, em conjunto com entidades representativas de veteranos das guerras de agressão ao Vietnã, Iraque e Afeganistão. Trabalhadores convocados por sindicatos e outras organizações regionais participaram.

Em Washington, diante da Casa Branca, manifestantes foram agredidos pela polícia que deteve dezenas para tentar silenciar o protesto.

Do ato na capital participou o coordenador nacional da ANSWER, Brian Becker, que destacou: “O governo dos EUA nunca dizem ao nosso povo que invadem ou bombardeiam outro país com o objetivo de explorer suas riquezas naturais – especialmente petróleo e gás – ou o trabalho dos povos sob ocupação. Essa é a verdade, claro, mas nenhum pai ou mãe deixaria seus filhos irem à guerra com essa função. Os governos dos EUA sempre declaram que cada invasão ou ataque com bombas pelo Pentágono ocorre por razões humanitárias e não por objetivos imperiais”.

“Hoje”, prosseguiu Brian, “no oitavo aniversário da invasão criminosa do Iraque, os Estados Unidos, Inglaterra e França começam um bombardeio massivo sobre a Líbia – e de novo dizem que é por razões nobres, uma mentira que devemos denunciar. A Líbia é o maior produtor de petróleo do continente africano e os imperialistas querem reconquistar o país e seus recursos”.

“Somos contra qualquer ação militar contra a Líbia, o povo líbio, e somente ele, deve ser o senhor de seu próprio destino”, concluiu o dirigente da ANSWER.

O veterano de guerra do Iraque, Ryan Endicott, que serviu na cidade de Ramadi afirmou: “Tomei consciência, por minha própria experiência, de que o nosso inimigo não é o povo do Iraque, que há oito anos luta para sobreviver e acabar com uma ocupação brutal. Não é o povo do Afeganistão que agora também luta pelas mesmas razões. A maior ameaça ao povo dos Estados Unidos não está a milhares de quilômetros mas a alguns metros, está dentro da Casa Branca, no Pentágono ou em Wall Street. São os banqueiros que tomam nossas casas, os executivos das corporações que nos tiram de nossos empregos e ainda levam milhões de dólares em comissões”.

Em Chicago, milhares atravessaram a Avenida Michigan com faixas e cartazes onde se lia: “Não à guerra contra a Líbia!” e entoando palavras de ordem como: “Parem, parem a guerra! Taxem, taxem os ricos!”

Entre as cidades onde norte-americanos saíram às ruas no mesmo dia estão: Phoenix, no Estado do Arizona; Fort Bragg, Fresno, Laguna Hills, Santa Barbara e Santa Cruz, Califórnia; Evergreen, no Colorado; New Haven, em Connecticut; Daytona Beach, North Miami e Orlando, Florida; Atlanta, na Geórgia; Chicago, Illinois; Dubuque and Iowa City, Iowa; Boston, Massachusetts; Saint Paul, Minnesota; Biloxi, do Mississippi; Kansas City, Missouri; Keene, do Estado de New Hampshire; Albuquerque, Novo México; Highland Park, New Jersey; Cincinnati, Cleveland, Columbus e Dayton, em Ohio; Eugene e Portland, Oregon; King of Prussia, na Pennsylvania; Hilton Head Island, na Carolina do Sul; Austin, Dallas e Houston, no Texas; Salt Lake City, em Utah; Seattle, Washington e Racine, que fica no Winsconsin.
tomado del diario comunista brasilero Hora do Povo

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

protestas en el estado español,se han producido-aunque no muy concurridas-primeras manifas en madrid y barcelona,y los proximas dias hay convocatorias en gijon,rota,santander,torrelavega,bilbo,...tambien hay un serio problema politico,puesto igual que en 1999,en la agresion contra yugoslavia,se extiende bastante el lema..ni otan,ni gadaffi,haciendose una equiparacion de agresor y agredido,y dandose por cierta la cobertura de los mass-media del sistema,se suman a esta nefasta linea,colectivos en la orbita de iu,por supuestos los troskos,y hasta los ex-proalbaneses del pce-ml-.señalese la muy justa posicion y decidido ataque al ninismo de los intelectuales carlo frabetti y carlos tena.os seguiremos informando,salud cs

6:24 p. m.  
Blogger Blogchevique said...

Gracias por la información camarada
CS

6:42 p. m.  

Publicar un comentario

<< Home